Canta Mariana anuncia os vencedores do Festival

Final da quarta edição do evento foi realizada no último sábado (07), com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook; Chitãozinho & Xororó foram homenageados pelo evento em comemoração aos seus 50 anos de carreira

09/11/2020 às 08h29

Por Heberton Lopes

Acabou a ansiedade dos finalistas da edição de 2020 do Canta Mariana – Festival da Canção. Os vencedores foram anunciados durante a transmissão da final, realizada no último sábado (07). As dez canções finalistas foram avaliadas pelo júri, formado por grandes nomes da música: produtor musical Bruno Perdigão, tecladista, pianista e professor de percepção musical, Felipe Moreira, e o cantor João Lucas, da dupla João Lucas & Diogo. O evento, que foi apresentado por Heberton Lopes, contou com a presença do Prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

O Canta Mariana - Festival da Canção foi criado em 2017 e desde então segue revelando talentos e incentivando o gosto pela Música Popular Brasileira (MPB). Na edição de 2020, que foi realizada totalmente on-line, em virtude da pandemia, foram inscritas 829 composições, de 23 estados brasileiros. Todas as composições inscritas foram ouvidas pelo corpo de jurados, que classificaram 20 para a semifinal e depois 10 conquistaram lugar entre as finalistas.

O produtor musical Bruno Perdigão ressaltou a importância do Canta Mariana para a Cultura. "Este Festival abre possibilidades para vários estilos que não têm espaço comercial em rádios e televisões", explica. O pianista, tecladista e professor de Música, Felipe Moreira, vê o festival como uma alternativa para quem deseja mostrar a sua arte "É uma oportunidade para centenas de compositores espalhados pelo Brasil e a gente percebe a riqueza do nosso país diante da diversidade das canções que recebemos, de vários estilos e regiões", pontua.

João Lucas destacou o mix de estilos que estiveram presentes entre os finalistas "O mais interessante foi ver a versatilidade das músicas e a qualidade de muitas delas. Estou muito feliz por ver que tem tanta gente compondo pelo Brasil, que está repleto de artistas de alto nível", completa o cantor.

Canções vencedoras:

1º lugar: Violeiro Cantador, de Guto Rabello (Montes Claros/MG), que leva o troféu e R$ 12.000,00

2º lugar:Inteira, de Marcia Cherubin (Santo André/SP), que leva o troféu e R$ 8.000,00

3º lugar: Sabe-Se Lá, de Valéria Velho (Tietê/SP), que o troféu e R$ 5.000,00

Melhor intérprete: Pequena, de Joice Terra (São Sebastião/SP), que leva o troféu e R$ 2.500,00.

Prata da Casa: Florescer, de Wandrey (Mariana/MG), que leva o troféu e R$ 2.500,00.

Homenagem a Chitãozinho & Xororó

A edição de 2020 do Canta Mariana – Festival da Canção homenageou uma das duplas sertanejas mais tradicionais do Brasil: Chitãozinho & Xororó, que comemoram 50 anos de carreira. Os cantores marianenses Marcelo Oliveira e Bruno Martins subiram ao palco com o show "Buteco Sertanejo” e cantaram sucessos dos homenageados e outros hits da música sertaneja.  O jurado João Lucas fez uma surpresa com uma participação especial na apresentação.

Quer assistir novamente a grande final? Veja a seguir:

Assista também a nossa playlist "Canções Finalistas - Edição 2020"