Jurados

11/07/2019 às 17h09

Conheça o breve currículo de cada jurado do Canta Mariana 2019:

GERALDO VASCONCELOS

Maestro, Professor de educação musical, Natural de Monlevade, MG; aprendeu os primeiros passos do “fazer coral” com o Maestro Luciano Mendes Lima. Posteriormente desenvolveu Regência na UFMG; Violino no Conservatório Estadual de Música de São João Del Rey; Didática de Coro com a Maestrina Dulce Primo – Curitiba; Técnicas de Regência com os Professores e maestros Carlos Alberto Pinto Fonseca, Marco Antônio Silva Ramos da USP. Participou do Projeto “Aperfeiçoamento de Maestros – Aquisição e Execução de Repertório e Difusão do Acervo do Museu da Música de Mariana”. Participou de vários eventos nacionais e internacionais no Brasil e exterior. Considera a vivência com seus cantores, educandos e as muitas plateias, a sua maior escola.

VIVIANNE APARECIDA LOPES

Professora nas áreas de Educação Musical, Currículo/Práticas Curriculares, Formação Docente, Canto e Pedagogia do Canto, Vivianne Aparecida Lopes é natural de Canaã, Minas Gerais. Co-fundadora do Conservatório de Música Mestre Vicente Ângelo das Mercês, de Mariana, Minas Gerais, é Licenciada em Música pela Universidade Federal de Ouro Preto, com habilitação em Canto. Graduada em

Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, Portugal. Mestre em Ensino da Música, especialização em Canto, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa-Porto. Mestre em Performance Musical, especialização em Canto, pela mesma Instituição. Doutora em Ciências da Educação/Música pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa-Porto/UNIRIO. Entre 2016 e 2018 atuou como professora do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso e foi membro do grupo de pesquisa Música e Educação. Atualmente é professora adjunta do Curso de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia e membro do grupo de pesquisa Formação e Atuação de Profissionais em Música (FAPROM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recentemente foi responsável pela criação do grupo de pesquisa MUSIPEC – Grupo de Pesquisa em Música, Práticas Curriculares e Pedagogia do Canto e tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e orientações na área do crossover singing e pedagogia vocal infantil e adolescente.

RONIVALDO MAGALHÃES JOSÉ

Ronivaldo Magalhães nasceu em João Monlevade e tem 51 anos, iniciou sua caminhada musical aos seis num coral litúrgico, aos quinze começou a cantar em bares fazendo voz e violão. Participou de alguns grupos e corais como, grupo Palco, coral Monlevade, vocal Encanto, orquestra big band e o Bendegó, que foi muito especial por ter sido um grupo familiar. Participou de programas nas TV’s Alterosa, Carimã e Taroba. Ronivaldo fez aberturas de shows MPB4 e Emílio Santiago, fez participação especial com Geraldo Azevedo e cantou para Milton Nascimento. É compositor de músicas infantis e regionais, apaixonado por Minas Gerais compôs canto mineiro e trem dos sonhos. Trabalhou 16 anos como educador musical infantil. Atualmente mora em Ouro Preto.