Canta Mariana bate recorde de inscritos

28/06/2018 às 09h13

Por: Eliene Santos

Mais de 400 canções de todo o Brasil foram inscritas no Canta Mariana – Festival da Canção, que será realizado na cidade de Mariana, entre 19 e 22 de julho, na Praça Minas Gerais. O Festival tem como objetivo reconhecer e premiar as melhores canções inéditas, além de incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira.

Para o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, o evento tem desdobramentos que vão além do estímulo à produção musical. “O Festival da Canção vai revelar novos talentos, e esperamos que ele incentive compositores a mostrarem seus trabalhos. Mas, além disso, tem um ganho que é para toda a comunidade ao trazer de volta a tradição dos festivais musicais e todo o sentimento e movimentação que existe em torno deste tipo de evento”, disse.

Serão distribuídos R$ 30 mil para os classificados, sendo que o primeiro lugar receberá R$ 12 mil, o segundo lugar, R$ 8 mil, e o terceiro lugar, R$ 5 mil. Na categoria Melhor Intérprete e Prêmio da Casa, o prêmio é de R$ 2,5 mil. Haverá também Menção Honrosa do 4º ao 10º lugar e certificado de participação para as músicas classificadas. Além da premiação acima, a Secretaria de Cultura oferece auxilio no custeio de deslocamento, alimentação e outras necessidades dos participantes através do Prêmio Incentivo.

JURADOS – Para compor o quadro de jurados, a equipe organizadora do Festival da Canção convidou profissionais da área para analisar as canções e selecionar a 20 semifinalistas. São eles:

Cris Simões - produtor musical, engenheiro de mixagem e músico. Graduado em Engenharia de Som/ Produção Musical na escola de Música e Tecnologia MUSICIANS INSTITUTE (Los Angeles – CA). Cris já trabalhou com inúmeros artistas conhecidos em todo o país, como Paula Fernandes, Jota Quest, Zeca Baleiro, Skank, André Valadão, Wilson Sideral, AnaVitória e Lo Borges. Em sua volta ao Brasil abriu seu próprio estúdio, Pacific Studio, em Belo Horizonte, onde começou a se destacar produzindo, gravando e mixando grandes nomes da indústria. Nos últimos meses, Cris Simões mixou o CD/DVD Ao Vivo Acústico da Banda Jota Quest, o novo single das cantoras Ana Vitória eco-produziu e mixou o novo CD Acústico do artista gospel André Valadão.

César Santos - bacharel em música pela Berklee College of Music, especializado em Engenharia de Áudio/Produção Musical – Summa Cum Laude (formado com honra máxima). César ganhou prêmios acadêmicos como melhor aluno do departamento de tecnologia da Berklee (“Roland Award”, “MP&E/Music Synthesis Dual Major Award”). Foi também finalista do USA Songwritting Competition, o maior concurso de composição popular do mundo. Seus trabalhos incluem bandas e artistas renomados como AEROSMITH, Roger Daltrey (THE WHO), Allan White (YES), TROY SISTERS, entre outros. Trabalhou como Produtor Musical, Engenheiro e Instrumentista para vários artistas/bandas como Skank, Milton Nascimento, Djavan, Seu Jorge, Flávio Venturini, Ivan Lins, Dori Caymmi. César é Professor e coordenador do curso de Engenharia de Áudio & Produção Musical da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena, MG.

André Luís Torres Vieira - cursou bacharelado em Ciências da Computação e na Universidade de Música Popular fez o curso de Bateria. Estudou também Engenharia de Áudio e Produção Musical, Otimização de Sistemas de Áudio pela DGC, Áudio e Sistemas de Sonorização pela IATEC. Desde 1996, é professor de bateria nos níveis básico, intermediário e avançado, engenheiro de áudio e produtor musical e atuou como técnico de Ssm (PA e Monitor) de vários artistas. André trabalhou como engenheiro de áudio e baterista para bandas e artistas como Cafeína Trio, Cáliz, Grupo Ponto de Partidas, Milton Nascimento, Djavan, Toninho Horta,Artur Maia, Samuel Rosa (Skank), Marco Tulio (J. Quest) e outros.

Confira  a programação:

Dia 19 de julho (quinta-feira):
20h – Primeira semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 5 canções selecionadas para a final - Praça Minas Gerais
22h – Show com Zé da Guiomar - Praça Minas Gerais

Dia 20 de julho (sexta-feira)- Praça Minas Gerais:
20h – Segunda semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 5 canções selecionadas para a final - Praça Minas Gerais
22h – Show Tropicália com artistas marianenses, em comemoração aos 50 anos do movimento - Praça Minas Gerais

Dia 21 de julho (sábado):
20h – Final do Canta Mariana – Festival da Canção de Mariana,  com a apresentação das 10 músicas finalistas e conhecimento ao final das canções vencedoras em 1º; 2º e 3º lugar - Praça Minas Gerais
22h – Show com a Banda 14 Bis - Praça Minas Gerais

Dia 22 de julho (domingo):
20h30 - Show com a banda vencedora do canta Mariana – Praça Minas Gerais