Inscrições prorrogadas

06/06/2018 às 17h33

Por Eliene Santos

As inscrições para o Festival que busca reconhecer e premiar as melhores canções inéditas, além de incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira, o Canta Mariana, foram prorrogadas até o dia 20 de junho. Os interessados em participar poderão se inscrever, gratuitamente, através do  site www.festivaldacancao.mariana.mg.gov.br.

Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Patrimônio, Efraim Rocha, a ação foi necessária devido ao grande número de inscrições nesses últimos dias. “Desde o inicio da semana passada, notamos que as inscrições aumentam gradativamente. Também recebemos muitas ligações de participantes alegando que ainda não conseguiram gravar a canção e se teria possibilidade de prorrogarmos o prazo. Como o nosso intuito é dar oportunidade aos artistas, sentamos com a organização do Festival e decidimos estender até o dia 20”, ressalta o secretário.

De acordo com o secretário foram efetuadas inscrições de participantes de vários Estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e o Distrito Federal. A segunda edição do Festival acontece entre os dias 19 e 22 de julho, na Praça Minas Gerais, e faz uma homenagem a canção “Roda Viva”, de Chico Buarque, no ano cinquentenário de sua gravação. Além da disputa, o evento contará com atrações esportivas e culturais como shows de bandas locais e da Banda 14 Bis.

Premiação - Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios. O primeiro lugar receberá R$ 12 mil, o segundo lugar, R$ 8 mil, e o terceiro lugar, R$ 5 mil. Na categoria Melhor Intérprete e Prêmio da Casa, o prêmio é de R$ 2,5 mil. Haverá também Menção Honrosa do 4º ao 10º lugar e certificado de participação para as músicas classificadas. Além da premiação, a Secretaria de Cultura oferece auxilio no custeio de deslocamento, alimentação e outras necessidades dos participantes através do Prêmio Incentivo.

Cada participante poderá inscrever até duas canções, sendo que, apenas uma canção de cada participante, poderá ser classificada para a final. Até 20 músicas autorais e inéditas de artistas ou grupos, sendo no mínimo 5 de compositores comprovadamente residentes no município, serão selecionadas para serem apresentadas ao vivo nos dias do Festival.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 19 de julho (quinta-feira)- Praça Minas Gerais:

20h – Primeira semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 5 canções selecionadas para a final

22h - Show com  Zé da Guiomar

Dia 20 de julho (sexta-feira)- Praça Minas Gerais:

20h – Segunda semifinal com apresentação de 10 canções pré-selecionadas, sendo 5 canções selecionadas para a final

22h – Show Tropicália com artistas marianenses, em comemoração aos 50 anos do movimento

Dia 21 de julho (sábado):

14h– Prova do Campeonato Mineiro de Hard Enduro – Parque de Exposições da Mina Del Rey

Praça Minas Gerais:

20h - Final do Canta Mariana – Festival da Canção de Mariana,  com a apresentação das 10 músicas finalistas e conhecimento ao final das canções vencedoras em 1º; 2º e 3º lugar

22h - Show com a Banda 14 Bis